top of page
Buscar
Foto do escritorReuel Gomes

WEB POSTURA - Como sua participação em reuniões on-line pode ser mais assertiva.


As reuniões, aulas e eventos on-line tomaram conta da nossa rotina de trabalho e vida social. Mesmo antes da pandemia, as organizações já buscavam aperfeiçoar esse método de encontro entre as pessoas. A produtividade e principalmente o fator custos de deslocamento fez com que as conversas via web fossem cada vez mais utilizadas. Em 2020, o mundo viu-se obrigado a usar o trabalho remoto devido a pandemia. Nossa rotina de trabalho e encontros foram introduzidos a essa maneira de conversar em frente as câmeras. Isso não vale somente para as empresas, mas qualquer organização que exija um encontro entre pessoas. Por exemplo: condomínios, associações, igrejas, instituições de ensino, entre outros.


Os adeptos do home office amam essa nova rotina e maneira de trabalhar. Tanto que investem em equipamentos para fazer suas apresentações e participar de reuniões. Como aconselha o mestre em vendas da Bizrevolution Ricardo Jordão Magalhães: "você não tem que ter um home office, mas um studio office". Em contra partida, existem os que ainda lutam por reuniões mais produtivas, prender a atenção das pessoas, despertar e demostrar interesse dos convidados. Isso fica totalmente evidente quando depois de uma reunião alinhamento, no mesmo dia, pessoas ainda perguntam no grupo de WhatsApp sobre questões que foram explicadas.


Vejo um problema que é simplesmente esse: postura e comportamento em frente a câmera. Sim, tanto para quem está expondo algum assunto, quanto para quem está assistindo. Esses itens da #comunicaçãonãoverbal influenciam e muito na produtividade dos encontros. O que expressamos sem dizer em palavras tem uma importância considerável na busca pela assertividade, atenção e engajamento. Atuando na #consultoriadeimagem comecei a notar como nosso comportamento e postura dizem muito sobre nosso interesse e preparo para reuniões on-line. Quem se prepara ou está dando importância para um encontro via web mostra com suas roupas, aparência, ambiente e linguagem corporal o quanto está engajado para o momento.


Posso citar alguns aspectos que podem ser adotados por quem deseja ter um comportamento on-line mais profissional. Anote os itens abaixo, faça uma autoanálise e comece a perceber se tem falhado em algum deles e encaminhe este artigo para sua equipe.


  • SUA VESTIMENTA. Em reunião de trabalho, deve-se respeitar o dress code da empresa. Sim, eu sei que em casa ficamos mais relaxados e colocar uma roupa mais formal é por muitas vezes estranho. Porém, devemos partir da premissa que as roupas tem um poder em nosso comportamento. Se estamos acostumados a usar algo somente em casa ou para aquela saída rápida a padaria, nosso cérebro se condiciona a isso. É como se disséssemos para nós mesmos "estou em casa tentando encaixar o trabalho na minha vida". Quando nos preparamos para o trabalho, vestindo roupas de trabalho, estamos entrando no momento. Na rotina de que: daqui pra frente, o assunto é sério. Acessórios como bonés, camisetas com estampas enormes e coloridas, camisetas de time devem ser evitados sempre em uma reunião de trabalho.


  • OLHE NO OLHO: Procure posicionar sua câmera ou celular, de forma que você converse olhando para frente. Como se a pessoa do outro lado estivesse na sua frente. Vejo muitos profissionais conversando com sua equipe como se estivessem falando com crianças, olhando para baixo. Existem diversos equipamentos no mercado para deixar seu equipamento mais alto como os tripés. Até mesmo uma caixa de sapato ou até mesmo livros, podem ajudar você a manter seu equipamento a uma altura favorável. Se for palestrar ou falar por mais tempo sozinho, indico você ficar em pé. Assim sua voz sairá com mais potência e confiança, além de poder se movimentar mais.


  • MÃOS À MOSTRA: Além da altura, outro fator importante é atentar-se a distância que você permanecerá. Coloque seu equipamento a uma distância que possa mostrar o movimento dos seus braços e mãos. Usar o corpo ajuda a enfatizar uma fala e chamar a atenção de quem está assistindo. Quem fica com as mãos escondidas, ou na pior das situações, no colo abaixo da mesa, perde uma importante ferramenta de comunicação não verbal.


  • CUIDE DO CENÁRIO: Para se transmitir algo sério é preciso mostrar um ambiente que remeta a isso. Objetos que lembrem ou façam parte de um escritório trazem mais a atmosfera produtiva. Cuide com quadros e outros objetos que possam aparecer e lembram outro cômodo da casa. Por exemplo, um quadro com paisagens remete muito a aconchego, algo que pode ser muito utilizado em salas de estar. Prefira imagens abstratas, conceituais, paisagens urbanas ou até mesmo frases incentivadoras. Livros também são grandes aliados para uma atmosfera intelectual e de conhecimento. Deixar seu ambiente mais confortável e com influências visuais pode ser um cenário favorável para o engajamento. Mas, cuidado com os exageros. Afinal, quem tem que chamar atenção é você.


  • USE ACESSÓRIOS: Aproveitando o item acima, em que o importante é você chamar a atenção, essa dica se encaixa perfeitamente. As mulheres tem muito mais recursos quando falamos de acessórios (brincos, colares, anéis, maquiagem e etc.). Claro que dentro do dress code da empresa, elas podem se utilizar destes recursos para transmitir uma imagem profissional. Para ambos os gêneros, um acessório que ajuda muito a chamar atenção e de quebra transmite muito de sua personalidade são os óculos. Cores de armações e formas chamam atenção para o olhar e para seu rosto. Se você não precisa utilizar como recomendação médica pode procurar um modelo sem grau. Um relógio (esse é um item que os homens devem adotar diariamente) também ajuda muito no fator comunicação quando se movimentam as mãos.


  • HEADSET - ALIADO E VILÃO: Quem realiza várias ligações todos os dias através de um sistema VOIP, sabe como os headsets são grandes aliados. Confortáveis, te deixam com as mãos livres para digitar, tem uma excelente qualidade de áudio principalmente se possuem entrada HDMI. Nada mal para quem está do outro lado da linha apenas te ouvindo. Porém, em se tratando de vídeo chamada, esse recurso pode se tornar um vilão. Fones grandes e coloridos remetem mais ao universo gamer ou dos youtubers em uma live de jogos, do que uma apresentação profissional. Eu aconselho você ter um modelo menor, com ou sem fio. Para que, além de ter uma boa qualidade de escuta, fala e melhor concentração na conversa, possa chamar atenção mais para você. Tenha cuidado com os possuem fio para que o microfone não fique em contato com o seu corpo e acabem causando ruídos a todo momento.


  • ONDE E COMO ASSISTIR: Uma postura lamentável, em pleno 2022 - após nos acostumarmos com os encontros on-line desde 2020 - ver pessoas sentadas no sofá, na cama, na cozinha, assistindo uma reunião ou aula. Para quem está falando, passando conhecimento é algo desanimador. O maior prejudicado é quem toma esse tipo de postura. Estar deitado, largado em um sofá ou cama demonstra o seu nível de interesse pelo assunto e o quanto esperou por aquele momento. Ou seja, expectativa nenhuma. Esteja sentado em um posto comum de trabalho: cadeira e mesa. Preste bastante atenção na sua postura para não ficar com a cabeça inclinada para o lado, mãos apoiando a cabeça demonstrando tédio, roer unhas, bocejar, comer e não beba água no gargalo da garrafa - utilize copo.


  • ELETRÔNICOS NA FRENTE E PAPEL E CANETA NA MÃO: Estar com o computador e celular ali a disposição, principalmente se ninguém conseguir ver é uma tentação. Nos distraímos muito fácil com as notificações ou simplesmente com o hábito de abrir a rede social quando estamos com o celular na mão. Desligar notificações, fechar páginas ajudam a manter-nos concentrados no assunto. Mas algo que ajuda de maneira mais efetiva é anotar a mão os tópicos. Sim, mesmo que enviem depois os slides! Nosso cérebro grava com maior eficiência informações que escrevemos do que as que somente ouvimos e vemos. Anotar é um hábito para a vida - anotar, não digitar. Compre um caderno e nomeie-o como "caderno de reuniões on-line", coloque data dos encontros, quem está falando, o tema principal, insights que você tiver. Garanto que você irá aproveitar melhor e ficar até menos entediado.


  • ÚLTIMA E NÃO MENOS IMPORTANTE - HORÁRIO A RISCA: Comece e termine sempre no horário combinado a sua vídeo chamada. Afinal, do que adianta a praticidade do on-line se você promete um encontro de 1 hora e segura as pessoas por mais 30 minutos? Avise sempre (pelo menos 30 minutos antes) os participantes que a reunião irá começar. Quem trabalha em casa sabe que a qualquer momento pode surgir um imprevisto. Seja o técnico do ar-condicionado, o jardineiro, a encomenda que você estava esperando ou aquela conversa com algum familiar que vai se estendendo além do previsto. Por isso, existe o risco maior de no-show (quando a pessoa não aparece) ou se atrasa consideravelmente.


Você já percebeu em sua equipe algum tipo de comportamento acima? Eu posso te ajudar! Para saber mais sobre meu trabalho como consultor de imagem: @rgomesconsultordeimagem / www.reuelgomes.com

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page